Inteligência Competitiva e Pesquisa de Mercado

Através de técnicas QUALITATIVAS identificamos as necessidades do Público-alvo e sintonizamos o processo informacional que conduzirá à melhor tomada de decisão, seja ela estratégica ou operacional.
O ambiente globalizado e os avanços tecnológicos estão provocando mudanças rápidas no ambiente competitivo nunca antes vistas no mercado. Esse ambiente de incerteza dificulta a tomada de decisão, principalmente no que diz respeito ao longo prazo.
Para sobreviver nesse ambiente temos de dispor de um sistema de Inteligência Competitiva e Pesquisa de Mercado que forneça informações analisadas de forma integrada e tempestiva para que se possa tomar decisões mais seguras e em tempo real.
O monitoramento contínuo do ambiente externo (concorrentes, clientes, fornecedores, novas tecnologias, novos produtos) deve tornar-se parte do processo de gestão estratégica das organizações.
É dessa forma que a empresa conseguirá manter um aprimoramento contínuo que permitirá que ela se mantenha competitiva num mercado que exige respostas cada vez mais rápidas às constantes mudanças ambientais.
A utilização da Inteligência Competitiva é uma das respostas que vem sendo dada pelas organizações como forma de transformação da informação obtida com o monitoramento externo em tomada de decisão.
A atividade de inteligência nas empresas não pode ser considerada algo novo, mas o que ocorre no momento é a percepção de que essa atividade precisa estar bem estruturada, caso se pretenda tornar a empresa mais competitiva e melhor posicionada no mercado.
Missão da Área de IC e PM
- Oferecer à Organização informações estratégicas (internas e externas) que tornem as tomadas de decisões mais assertivas, reduzindo riscos e otimizando custos e investimentos.
- Identificar as ameaças e oportunidades, os pontos fortes e fracos da Instituição perante o mercado, a concorrência e seus clientes, auxiliando na melhoria da competitividade.
- Auxiliar, por meio do fornecimento de informações, a definição das prioridades e no desenvolvimento do planejamento estratégico.
- Monitorar a qualidade dos serviços e atendimento, de acordo com as expectativas e necessidades de seus diversos clientes.
- Contribuir na identificação e monitoramento dos indicadores de qualidade.
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